Por trás de uma personalidade aventureira e descontraída, é até difícil vislumbrar um perfil austero e pragmático. Breno de Pina Oliveira, fundador da TGV Tecnologia, parece se descolar do estereótipo imposto a CEOs de empresas de sucesso. Nada de terno e gravata, muito menos relógio luxuoso no pulso. O empresário gosta mesmo é de vestir camiseta básica, bermuda e relógio esportivo. E é assim que ele costuma ser visto na sede da TGV Tecnologia em Brasília.
Austeridade e ousadia talvez sejam as duas características que mais se adequem à trajetória do empresário. Traços contrastantes, mas que se apresentam harmonicamente dispostos no caminho percorrido por Breno. Não de uma forma meticulosa como, por vezes, é possível encontrar em ambientes de negócios, onde a ambição tem a capacidade de pautar decisões empresariais. Na realidade, essas características se apresentam de uma forma leve e despretensiosa. Tal como é a cultura organizacional da TGV Tecnologia.
Mais jovem, tão logo desenvolveu experiência e alcançou conhecimentos importantes no ramo comercial, o empresário decidiu trocar o emprego formal em uma reconhecida empresa de TI para empreender.
“Em 2011, quando saí do meu emprego para criar a TGV, acharam que eu estava cometendo um grande erro”
À época, Breno alcançava bons resultados na empresa em que trabalhava e recebia uma remuneração muito atrativa. A decisão, ousada e corajosa, hoje se revela certeira. A TGV Tecnologia desfruta de uma sólida saúde financeira e de boa credibilidade junto às multinacionais parceiras.
Embora o perfil audacioso e arrojado tenha servido de estímulo para a criação da TGV Tecnologia, foi a natureza sóbria e austera de Breno que permitiu à empresa passar pela crise econômica de 2016 e, mais recentemente, pela crise pandêmica sem grandes arranhões. “Dizem que eu só jogo na retranca, mas não encaro assim. Vejo como uma postura pé no chão. Não gosto de gastar lá na frente, nem de atirar para todos os lados”.
Se realmente o empresário só joga na retranca? Isso não dá para dizer. É possível que a referência à tática de uma partida de futebol seja apenas uma brincadeira entre amigos. Afinal, o empresário tem gosto por esportes e já competiu em maratonas de diferentes países. Administrador, casado, pai de dois meninos, Breno faz questão de deixar claro:
“Prezo pela qualidade de vida e entendo que isso deva ser uma marca de nossa empresa”
E assim é. Flexibilidade e liberdade para os seus colaboradores estão entre os pontos fortes da TGV Tecnologia.