Desde o dia 6 de julho a tão esperada tecnologia 5G aportou no país. Brasília foi a cidade escolhida para estrear a quinta geração de internet móvel, que promete um salto tecnológico através de potência e velocidade maiores. De acordo com a União Internacional de Telecomunicações (UIT), as redes 5G trazem um enorme potencial para o aprimoramento de uma “economia digital avançada e intensiva em dados”.
Afinal, com uma capacidade de tráfego 20 vezes maior e velocidade de transferência (latência) 100 vezes superior à velocidade média das redes 4G, diferentes soluções e serviços para consumidores e empresas devem ser criados rapidamente.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) aponta que a nova geração de internet móvel impactará diretamente no avanço industrial, com o aumento da troca de dados entre máquinas, instalações e pessoas. Segundo a pasta, isso permitirá o desenvolvimento de uma logística inteligente, com uma produção conectada de sistemas cyber-físicos e de comunicação máquina a máquina.
É a partir desse sistema de comunicação entre objetos, sem a necessidade de uma intervenção humana, que as cidades inteligentes se tornarão uma realidade. Nesses ecossistemas digitais, novos dados serão coletados em tempo real por meio da Internet das Coisas (IoT).
Meios de transporte, eletrodomésticos, dispositivos móveis, limpeza urbana, distribuição de energia e água (entre outras possibilidades) estarão conectados em uma infraestrutura global, dotada de alta capacidade de conexão, computação local e inteligência.
Com um número cada vez maior de objetos e serviços conectados, a análise de grandes volumes de dados será indispensável para tomar decisões fundamentadas em projetos e serviços que poderão beneficiar pessoas e meio ambiente.
Para as indústrias, a IoT Massiva – assim denominada a enorme quantidade de dispositivos e sensores conectados – possibilitará o surgimento de fábricas inteligentes, onde aparelhos interconectados aumentarão a eficiência da linha de produção. Informações críticas em tempo real sobre condições de umidade e temperatura, por exemplo, poderão ser usadas para melhorar as condições de colaboradores.
No ambiente corporativo, soluções em data science e business intelligence aliadas à internet 5G permitirão o manuseio mais eficiente das bases de dados, contribuindo para que empresas mergulhem em uma cultura inteiramente data driven. Insights assertivos e cada vez mais rápidos nas tomadas de decisão farão parte das rotinas de trabalho.
Os dados provenientes da IoT Massiva fornecerão informações importantes sobre o hábito, comportamento e interesses das pessoas, que poderão ser utilizadas para o desenvolvimento soluções mais personalizadas pelas empresas.
É certo que a nova geração de internet móvel proporcionará inúmeras oportunidades para corporações dos mais variados segmentos. Planejamento e antecipação serão grandes diferenciais para as empresas que desejam assumir a liderança na utilização desses novos volumes de dados!