“Escolhemos o MDM da Informatica Corporation pois precisávamos de uma solução robusta que suportasse a transformação digital que está acontecendo nesse momento na Natura.”
– Agenor Leão, CIO, Natura

Com o Rede Natura, consultores digitais passam a ser franqueados
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira líder do mercado de cosméticos e produtos de higiene pessoal e beleza, e também em venda direta no Brasil, tendo registrado R$ 7,4 bilhões de receita líquida em 2014. Possui 7.000 colaboradores, 1,7 milhão de consultores e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França.

A estrutura da companhia é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, além de centros de pesquisa e tecnologia em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Nova York (EUA). Detém 65% da fabricante australiana de cosméticos Aesop, com lojas em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte.

Há cerca de três anos, a Natura começou um trabalho para expandir suas vendas via canais digitais. Para isso, foi criado um novo modelo de relacionamento, o Rede Natura (http://rede.natura.net), que permiteao consumidor buscar um consultor digital, acessar sua página na internet, realizar compras e receber seus produtos no endereço que desejar.

Franqueados digitais
O novo modelo de negócio foi desenvolvido de modo a preservar a relação entre as pessoas, como na venda direta tradicional, e ao mesmo tempo acompanhar a evolução da comunicação via internet. Para atuar nesse novo modelo, os consultores tornam-se franqueados digitais e recebem diversos treinamentos, incluindo marketing digital, que os ensina a se relacionar com o cliente nos canais digitais e a desenvolver seus negócios on-line. Os consultores contam com uma plataforma robusta, que também fornece dados de negócio.

O sucesso do Rede Natura é notório. “Cerca de metade dos consultores digitais são novos em nossa rede, ou seja, não eram consultores tradicionais. Todos os dias, milhares de pessoas de todos os lugares do Brasil acessam o portal interessados em se tornar um consultor digital”, afirma Agenor Leão, CIO da Natura.

Um aplicativo de chat pode ser instalado em tablets e smartphones para levar esses franqueados para ainda mais perto dos clientes. Assim, o consultor está sempre on-line e disponível para tirar dúvida se orientar os clientes no momentoda compra, realizando um trabalho de consultoria – o grande diferencial do Rede Natura comparado ao e-commerce tradicional.

O Rede Natura também entrega uma ferramenta de CRM aos consultores digitais, que os ajuda a conhecer melhor seus clientes, gerando novas oportunidades de negócios. É possível visualizar os acessos à página do consultor, as origens desses acessos, as vendas realizadas, os lucros, além de oportunidades de novas vendas. Para a Natura, o novo canal digital de relacionamento criou a possibilidade de estar mais perto e conhecer melhor o cliente final. “Antes, a visão que tínhamos era sempre pelo olhar da consultora. Ter acesso ao comportamento e aos desejos do cliente final é de suma importância”, explica Leão.

A tecnologia por trás
O Master Data Management da Informatica Corporation foi decisivo para a realização do Rede Natura. Essa solução tornou possível a integração de todas as informações dos consultores e de mais de nove milhões de consumidores, mapeando essas afinidades. O MDM está por trás de toda a estrutura de CRM que registra e acrescenta valor às relações entre as pessoas.

Próximos passos
A experiência do Rede Natura é um sucesso, e a empresa vai continuar a investir em outras ações no mundo digital. Como próximos passos, a Natura lançará a Rede Natura no Chile, utilizando o MDM como ferramenta global. A base de Consultoras Natura Digitais e de Clientes do Brasil e do Chile, e futuramente de outros países, será compartilhada.

Top