Impacto na produtividade e na inovação, aumento de custos em novas contratações e repercussão negativa sobre o employer branding (marca empregadora). Esses são alguns dos efeitos de um alto índice de turnover nas empresas. Manter essa métrica em um nível satisfatório é um desafio constante para corporações de todos os portes.
No Brasil, a rotatividade de talentos em tecnologia da informação (TI) assume contornos ainda maiores devido à escassez de mão de obra qualificada. Segundo levantamento feito pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), o país sofre com a falta de profissionais especializados. Anualmente, o mercado de trabalho brasileiro demanda, em média, 160 mil profissionais de TI, enquanto apenas 50 mil novos especialistas são formados por ano.
Diante da alta demanda por parte das empresas e da baixa oferta de profissionais, líderes e gestores devem, mais do que nunca, promover iniciativas para a retenção de talentos. É nesse sentido que surge a filosofia organizacional people first, que em uma tradução literal significa “pessoas primeiro”.
“Não é o dinheiro que importa. São as pessoas que você tem e como você as lidera” – Steve Jobs.
O conceito people first propõe a valorização de todas as pessoas envolvidas nas atividades das organizações, com um olhar especial para os colaboradores. A proposta é construir um arcabouço de estratégias que coloque os profissionais como protagonistas nas agendas empresariais. O planejamento estratégico deve assumir um caráter mais humano a fim de provocar nos colaboradores uma maior consciência de sua importância para as empresas. Dessa forma, eles se sentirão mais valorizados e tenderão a desconsiderar outras oportunidades no mercado de trabalho.
Antes de mais nada, é importante destacar que a filosofia people first não deve ser resumida a ações pontuais. A implementação da filosofia pressupõe mudanças na cultura organizacional e isso leva tempo. Existem diferentes níveis dentro das corporações que precisam ser trabalhados, tanto no que se refere a atitudes individuais quanto às dinâmicas corporativas em si. Entretanto, existem algumas iniciativas que podem auxiliar as lideranças a iniciarem essa mudança. Confira!
Promova conexão entre líderes e liderados
Sem sombra de dúvida, a atuação dos líderes é um dos fatores mais importantes na implementação do people first. As lideranças devem ser empáticas e devem atuar para compreender os desafios que os liderados enfrentam em suas rotinas. Para isso, devem ser criados canais de comunicação abertos com os colaboradores, com o objetivo de estabelecer uma maior conexão entre líderes e liderados
Invista em desenvolvimento
O desenvolvimento pessoal e profissional de todos os colaboradores (tanto líderes, quanto liderados) deve ser outro ponto focal para as organizações que desejam criar uma cultura people first. É importante investir em treinamentos para que as lideranças se aprimorem e consigam compreender como os seus comportamentos podem impactar diretamente no aumento do turnover. Já para os liderados, os treinamentos são uma oportunidade de crescimento profissional e podem provocar um senso maior de pertencimento às corporações.
Crie esquemas de reconhecimento
Cada organização, diante de suas necessidades e desafios, deve estabelecer um sistema de reconhecimento para os seus colaboradores. São muitos os exemplos de iniciativas que podem contribuir para que colabores se sintam reconhecidos, tais como: dias de folga, bonificação financeira e plano de carreira. Há ainda dinâmicas mais simples que, ao serem internalizadas nas rotinas, também promovem a percepção de reconhecimento. São bem-vindos feedbacks positivos por parte das lideranças, ações de endomarketing e convênios com escolas e instituições que ofereçam cursos livres, por exemplo.
A cultura people first favorece a manutenção de um bom clima organizacional, aumentando o bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho, com repercussão concreta na retenção de talentos e, por consequência, na redução do turnover. Além disso, o people first contribui, entre outros benefícios, para: